Frete grátis feito com seguro em toda loja

Cores das ligas do Ouro:

Você sabia que o ouro encontrado na natureza é somente o amarelo? Esse dourado vivo, quase alaranjado... Não encontra-se ouro rosé, branco, champagne e outras cores na natureza. Ficou impressionado(a)? hahaha, pois bem! O ouro natural é o amarelo! Mas nós podemos fazer o ouro em outras cores, então todas as cores de ouro que você conhece e até as que não conhece, que não são amarelo, são feitas. Mas para você entender melhor, antes de falar sobre as cores do ouro, gostaria de falar primeiro sobre o ouro em si, para entenderem como dá para fazer outras cores de ouro, sem perder sua nobreza, ok? Vamos lá:

Ouro puro:

O ouro é um elemento químico, encontrado na natureza geralmente em forma de escamas ou pepitas Ele é o mais maleável, manejável, moldável e flexível dos metais, podendo ser transformado em fios ou chapas muito finas. E ele é enconttrado naturalmente na cor amarela, bem forte. Então, podemos dizer que naturalmente o ouro é amarelo. Inclusive, o ouro está na tabela periódica e sua sigla é Au.

O ouro puro é chamado de: ouro 24k, ouro fino ou ouro mil (1000). Isso significa que o teor do ouro é 100%.
E por que 24? SIgnifica que 24 partes (totais) desse metal, é ouro e não contém as ligas. 

E por que o "K"? A letra "K" refere-se à quilatagem do metal (karat). É uma atribuição norte-americana.

Então por que vende-se o ouro 18k?

O ouro 18k é o ouro comercial, geralmente usado para fazer joias. Isso significa que ele tem ligas. Mas por que tem ligas? 

Por que não usá-lo puro? Poder usar, pode. Mas o ouro 24k, é muito maleável para uma joia. Um joia em ouro puro, fica muito suscetível a arranhar com facilidade, amassar, danificar... por isso, acrescenta-se a liga de outros metais, que também falarei quais são, para dar durabilidade, dureza e mais resistência à joia. Isso é mundial no universo da joalheria, além disso, reduz o preço, pelo uso de outros metais mais baratos.

O que é o Ouro 18k?

Como eu disse mais acima, o ouro 24k é o ouro puro e isso significa que o teor é 100%. Para tornar o ouro 18k, nós adicionamos 25% de liga de outros metais: como a prata, o cobre e o paládio. Então de 100%, temos 25% de liga, e isso, fundidos ao ouro puro (24k, 100%), resulta em um ouro com 75% de ouro puro e 25% de liga. 

Então o 18, significa que 18 partes do metal são ouro, e que 6 partes são ligas. Exemplo: Uma joia com 5g de ouro tem 3,75g de ouro puro e 1,25g de liga.

E estou falando sobre o Ouro 18k, porque é o ouro comercial, comumente usado nesse ramo joalheiro. É um ouro ótimo para nós trabalharmos e maravilhoso para quem usa. Existem sim outros tipos como 10k, 14k, 16k... porém, o 18k tem a proporção mais valiosa, pois mesmo contendo metais na liga, a porcentagem de ouro é maior, sendo 25% a porcentagem necessária para dar a resistência que a joia precisa. E aqui na Carolla, escolhemos trabalhar apenas com o ouro 18k, o mais famoso e durável.

As Cores do Ouro:

Ouro Amarelo Clássico:

O ouro é amarelo em sua forma pura, é sua tonalidade original e natural, como eu disse acima, e é de um dourado forte e único. Para fazermos o ouro 18k amarelo clássico, mantendo sua cor original, geralmente sua liga é composta por: 75% de ouro puro (24k) + 25% de liga: 12,5% de prata pura (1000) e 12,5% de cobre. Essa proporção é a mais comum, usada no universo da joalheria, e é a que usamos aqui, mas pode variar de acordo com cada ourives, ok? Pois nesses 25%, há quem coloque outros metais não nobres na composição, porém aqui, usamos essa liga descrita acima. 

Inclusive, nossas joias são livres de Níquele outros metais não nobres, além do cobre. Essa é a liga que falei, para dar durabilidade, resistência e mais dureza à joia, deixando-o na tonalidade mais parecida com a original.

Ouro Amarelo Aurora
(como chamamos aqui):

Agora que vocês já sabem sobre a liga do ouro 18k, entendem que podemos brincar com as cores dentro dessa porcentagem de 25%, certo? O ouro amarelo Aurora, é como chamamos o amarelo mais claro aqui. O amarelo clássico tem a tonalidade mais próxima da cor do ouro puro: viva, de um dourado bem forte. E então, temos a opção de um amarelo mais suave, leve, como sol da manhã. E a composição que usamos aqui na Carolla para essa tonalidade é de: 75% de ouro puro/fino (24k) e 25% de liga: 20% de prata pura (1000) + 5% de cobre. 

Ouro Branco:

É uma outra opção de cor que podemos fazer, com uma tonalidade prateada. É uma opção para quem não gosta do dourado em sua pele e é muito mais comum nos EUA. Sua composição: 75% ouro puro/fino (24k) + 25% de liga: 12,5% de paládio + 12,5% de prata pura (1000).

O paládio é um metal nobre, encontrado na natureza em forma de pepitas também e é um elemento químico que pertence ao grupo da platina. Sua sigla na tabela periódica é Pd e sua cor é de um cinza escuro, semelhante a cor do aço. Por ser mais raro, é um metal até mais nobre que o ouro puro em si, por isso, com preço mais elevado.

Ouro Champagne:

Consideramos uma variação do ouro branco, tendo a mesma composição da liga do ouro branco, porém, em proporções diferentes. É de uma tonalidade mais leve e suave, mais bege, sabe? Rsrs... Sua cor não é totalmente cinza, tendo um lete tom de dourado. 

Composição: 75% de ouro puro/fino (24k) + 25% de liga: 20% de prata pura (1000) + 5% de paládio. Para essa tonalidade, colocamos menos paládio que é bem forte e deixamos aparecer um leve dourado.

Ouro Rosé Rosilyn
(como chamamos o rosé mais claro aqui na Carolla:

O ouro rosé tem uma tonalidade acobreada. Sua composição é a mesma do ouro amarelo, porém com proporções diferentes. A quantidade de cobre em relação à prata, é maior. É comporsto por 75% de ouro puro/fino (24k) + 25% de liga: 15% cobre + 10% prata pura (1000). 

Assim, temos um rosé leve e suave.

Ouro rosé Rose
(como chamamos aqui na Carolla):

Esse é o ouro rosé mais vivo, mais rosa. Sua composição é a mesma do ouro amarelo e rosé Rosilyn, porém em proporções diferentes: 75% ouro puro/fino (24k) + 25 % de liga: 20% cobre + 5% prata pura (1000). É uma tonalidade marcante e cheia de personalidade.

Outras tonalidades: 

Existem outras cores de ouro como vermelho, azul, violeta, verde, preto...  porém, não são comuns na joalheria por conta das propriedades das ligas usadas e por enquanto aqui, trabalhamos apenas com as cores citadas acima. 

Enfim, o ouro, sendo 18k e contando que tenha a porcentagem certa para esse ouro, podemos brincar com as cores. E que bom que há essa variedade, porque sendo assim, você pode escolher o que mais combina com sua personalidade.

Ah, e você pode ver também, o ouro 18k sendo chamado "750". Esse termo está dentro da norma europeia e é o ouro 18k.

Que bom que agora você já conhece um pouquinho melhor o que está comprando e vai poder fazer a escolha certa! Me conta: Qual cor combina mais com você?